terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Prazer, Prioridades e Dúvidas

As muitas coisas que aconteceram, sobre as quais falei brevemente em minha última postagem, me motivaram a tentar agrupar estes três elementos apresetados no título. Talvez o primeiro deles tenha sido nomeado com uma palavra forte ou complexa demais, mas dentre muitas, entendi ser a que mais explicita o que gostaria de partilhar. Além do mais, uma boa explicação lhe dará os limites necessários. Vamos a ela.

Desde que comecei a pensar e a estudar sobre a questão do aproveitamento do tempo, da plenitude da vida, a questão das prioridades tem sido o ponto focal. Encontro temas e estudos que direta ou indiretamente imprimem a idéia com mais força em minha mente. Você só pode ser verdadeiramente dono de uma vida plena de alegria e satisfação se faz primeiro as coisas primeiras em seu dia a dia. Você só consegue realmente fazer as coisas primeiras quando administra bem seu tempo, tendo uma noção clara do que é realmente importante. A chave para isso é descobrir sua real vocação, seus desejos mais verdadeiros, seus princípios mais valiosos e aplicá-los na construção de algo maior do que você mesmo, que seja duradouro e benéfico.

O primeiro passo foi dado. Agora, para saber se você está no caminho certo, é preciso verificar se aquilo que você está obtendo lhe dá prazer. Entendo que esta palavra é forte porque aprendemos a associar prazer com a realização dos desejos, o mais rápido possível, no momento em que o coração deseja. Prazer está associado, muitas vezes, com comida, com sexo, com dinheiro, com fama... É a antiga, mas ainda válida reflexão sobre o fato de que ter tudo não significa estar satisfeito.

O prazer, como substantivo, é sinônimo de alegria, de jovialidade, de satisfação. Tem ligação com deliciar-se, com agradar-se e, talvez o mais importante, divertir-se. Prazer se obtém da companhia das pessoas, dos sentimentos nutridos, dos momentos vividos, e das coisas realizadas. Pra ser verdadeiramente prazeroso algo tem que ser duradouro em seus efeitos. O momento do prazer real deve perdurar na mente como uma lembrança também prazerosa, um sentimento de realização, de vitória, de saber ter feito o que devia ser feito e da melhor maneira possível.

Neste sentido, o prazer é muito importante na definição de suas prioridades. Uma prioridade verdadeira, seja ela qual for, ao ser entendida como tal, lhe dará prazer. Se algo é baseado em princípios, se cria algo duradouro e de valor, se é benéfico pra você e para os outros, necessariamente lhe dará prazer. Você vai se sentir bem por ter colocado este algo como uma coisa primeira em sua agenda. Você terá realização, alegria, e vai até se divertir enquanto investe seu tempo naquilo que é prioritário.

Sendo assim, voltando a falar de prioridades, entendemos que elas são definidas quando podem alinhadas com aquilo que é verdadeiramente importante pra você. Se algo não está lhe dando prazer, se não está lhe dando um sentimento de realização e leveza, pode ser que você esteja na área do que é urgente, do que lhe é cobrado, do que você sente-se obrigado a fazer.

Claro, coisas urgentes aparecem, e muitas delas são importantes. Mas se você não começar a priorizar o que é realmente importante, coisas urgentes irão escravizá-lo, e o sentimento do prazer ficará cada vez mais distante.

Por fim, uma vez discutidos o prazer e as prioridades, resta voltarmos à dúvida. De uma forma bem simples, se aquilo que você está fazendo, que está ocupando seu tempo, que está consumindo sua força de trabalho não está produzindo algo duradouro, que seja importante pra você, e ainda por cima não está lhe dando prazer como discutimos, muito provavelmente você está com a cabeça cheia de dúvidas.

Você está duvidando do valor do que faz. Você duvida que seu tempo esteja sendo brem empregado. Você duvida que e as pessoas estejam lhe dando o reconhecimento que você merece. Você duvida até mesmo da possibilidade de um dia conseguir chegar em casa bem humorado depois de um dia de trabalho.

Neste caso, use positivamente suas dúvidas. Busque reformular suas perguntas, para obter melhores respostas. Muito provavelmente suas dúvidas estão surgindo para mostrar que prioridades e prazer precisam ser repensados e suas fontes trabalhadas. Talvez suas dúvidas estejam dizendo que é hora de tentar entender sua vida DE UMA OUTRA FORMA. Pense nisto.

Nenhum comentário: