quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Disciplina

Na realidade, hoje eu queria postar aqui algo sobre nossos eternos votos de ano novo. Aquela história que a gente já conhece bem. Todo finalzinho de ano olhamos pra trás e constatando o que não conseguimos realizar, os tropeços, os sonhos abandonados pelo ano que está acabando, nos propomos a ser diferentes, e nos colocamos várias metas que julgamos a fonte da felicidade se for alcançada.

Mas como a proposta é sempre pensar as coisas DE UMA OUTRA FORMA, entendo que antes disso é preciso que pensemos em disciplina. Digo isso por que entendo que o problema não está nas metas e nos sonhos. Na grande maioria das vezes eles são bons e verdadeiros. O problema também não está nos recursos, porque quase sempre dispomos dos recursos necessários ou então, na pior das hipóteses, eles estão bem ao nosso alcance. E penso que também não há problema quanto a nossa vontade ou em nosso desejo. Normalmente queremos muito realizar o que nos propusemos em nossos votos de ano novo. O problema, acredito, está em outro lugar.

A questão é que não temos (entenda bem isto) disciplina. Não estamos acostumados a construir sonhos passo a passo e nem mesmo a planejar a construção de nossas metas cotidianamente, mantendo práticas e afazeres que as vezes parecem, e que as vezes são, muito enfadonhos. Pagamos juros nos financiamentos porque não conseguimos poupar. Pagamos altos preços nos cursinhos porque não conseguimos estudar sós. Ficamos depentes de dietas malucas porque não conseguimos nos controlar diante de um bom pedaço de doce. Ficamos loucos nos dias que antecem as provas porque não conseguimos separar tempo pra estudar. Ficamos nas filas dos bancos no dia do vencimento das contas porque não conseguimos separar um tempinho na hora do almoço. E por ai vai nossa lista de pequenas e grandes indisciplinas...

Por isso, pense diferente. Ao invés de estabelecer de novo as metas que nunca são cumpridas, faça uma promessa só a si mesmo. Pare de falar em comprar, viajar, emagrecer, passar em tal curso, conseguir, fazer e acontecer. Fale somente em ser disciplinado.

Acredito que com essa única meta, aqueles planos todos, todos aqueles sonhos que foram idealizados nos anos anteriores podem começar a acontecer de verdade na sua vida. Eu acredito muito no potencial que temos, e acredito que tudo o que precisamos é começar a pensar DE UMA OUTRA FORMA. Jesus disse a Marta que ela andava ansiosa de muitas coisas, quando na realidade uma só era importante... Ele falava do tempo gasto com Ele, na presença dEle... Acredito que a presença divina em nossa vida é fonte de alegria, de realização e de disciplina. Pense nisto.

Nenhum comentário: