quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A Doce Sabedoria Milenar

Estou passando por um momento dificil. Sei que quando comparo minha situação atual, que me incomoda,com a de milhares de outras pessoas espalhadas pelo mundo, que sofrem verdadeiros martírios, nem mesmo posso dizer que tenho um pequeno problema. Mas no momento, a comparação que faço não se aplica ao outro, quem quer que seja, mas a mim mesmo em momentos diferentes.
Entendi com o tempo, que para resolver problemas você precisa evitar duas tendências muito humanas: a de sentir que você é uma vítima constante do mundo ou a de acreditar que na verdade você não tem problema algum. São dois extremos que pouco ajudam a sanar as questões que impedem você de crescer e de dormir tranquilo.
Normalmente estes dois extremos ocorrem quando usamos a comparação. Alguns se comparam com os outros (sem uma visão real) e os vêem sempre ganhando, crescendo, recebendo, se alegrando, sendo honrados, tendo oportunidades e então sente-se infelizes, desafortunados, vítimas de injustiça, discriminados e azarados. O problema fica maior, mais pesado e acaba por se associar a inúmeros outros problemas, formando uma cadeia perversa que imobiliza toda ação positiva.
No outro extremo, muitos ao se compararem aos milhões de miseráveis do mundo, aos que sofrem com a guerra, com as mazelas da fome, com uma doença incurável, olham pra si mesmos como seres que foram bafejados pela bênção protetora da sorte. Entendem que seus problemas não são importantes, e que sua vida é tão boa que não devem nem ao menos reclamar. Estão contentes com o que possuem e com o que são.
Entendendo que estou falando de extremos, de um lado vejo pessoas paralisadas pela visão ampliada de um monstro medonho de injustiça e dor, enquanto do outro lado a mesma imobilidade é ocasionada pela imagem de uma redoma de sorte e bênção que diz que tudo está perfeito.
Minha opinião é que podemos melhorar, resolver nossos problemas, fugir desta paralisia se fizermos a comparação correta. No momento da crise eu não me comparo com o outro que parece sempre se dar bem em tudo, e nem com o outro que sempre parece ser derrotado. Me comparo comigo mesmo. Lembro das crises anteriores que me sobrevieram, listo os momentos bons, o reconhecimento obtido e as vitórias. Lembro também das dores e das frustrações, dos erros cometidos e das consequências que eles trouxeram. Assim, não me vejo como um iluminado que nunca é atingido e que não precisa de mais nada, e nem como um aborto da sorte que nunca consegue nada do que precisa. Com essa visão equilibrada, mesmo com os problemas consigo dormir, e mesmo com as vitórias, consigo continuar mantendo a visão e entendendo que posso continuar crescendo sempre.
Estes pensamentos são fruto da doce sabedoria milenar. Jesus declarou isso de forma muito simples quando disse "basta ao dia o seu próprio mal". Ele nos faz pensar na dimensão assustadora que damos a nossos problemas, dizendo que não podemos acrescentar nem mesmo meio metro ao curso de nossa vida. Ele nos aconselha a confiar na providência e amor de Deus. Também somos aconselhados por ele a pensar em prioridades e planejamento, como no caso da parábola das dez virgens.
Quando paramos um pouco e meditamos na profundidade das coisas aparentemente simples, começamos a nos ver como portadores de dons e capacidades, e a entender que nossos problemas podem ser resolvidos. Escutando a voz da sabedoria, podemos nos ver DE UMA OUTRA FORMA. Pense nisto!

Um comentário:

Sabrina Galan disse...

pai...estou impressionada com a objetividade desse texto
ficou otimo...vc abordou o assunto de uma maneira tao legal...sendo q ao msm tempo vc tava criticando tbm. Fora q o assunto é mto interessante, coisas q acontecem toda hora no nosso dia-a-dia e nem percebemos, quando menos esperamos ja estamo nos comparando com os outros ou ate msm ignorando os fatos q acontecem ao nosso redor.Bom, aki esta o meu comntario...q por sinal ja tava devendo ne
mas a critica foi boa ne!!!!
rsrsrsrsrrsrsrsrsrsr
continue sempre assim pai...desenvolvendo esse dom maravilhoso q Deus te deu!!!!
bjos