sábado, 1 de dezembro de 2007

Muita Coisa Aconteceu...

Quando escrevi minha última postagem, nem imaginava que aconteceriam mudanças tão grandes em minha vida. É uma boa maneira de testa minha filosofia de vida, minhas teorias e tudo o que leio, pesquiso, absorvo e ensino no que se refere à desafios, mudanças e desenvolvimento.

Desde o dia 08 de agosto estou em outra cidade. Uberlândia é o palco do desafio de um novo trabalho, de um novo começo. Estou vivenciando a necessidade de trabalhar mudanças, absorver uma cultura diferente, um trabalho que não domino e dezenas de coisas que nunca pensei fazer.

É viver de forma diferente amizades de muito tempo, que antes eram amigos de longe, e que hoje são queridos do cotidiano. É fazer novos amigos, começando bem lá do início, com perguntas do tipo "como é mesmo seu nome?" e descobrir pouco a pouco sua história. É deixar amigos íntimos, super próximos e entendê-los agora como amigos de longe, como pessoas queridas que você visita nas férias, com o sentimento e a certeza quase infalíveis de que as coisas irão mudar...

Tudo isso é um bom teste pra tudo o que eu tenho aprendido. Firmeza, auto-estima, liderança, prioridades, emoções e sentimentos. Tudo testado, tudo misturado, tudo desafiador e tudo encantador de uma só vez...

É momento de errar. Quando se começa de novo, o erro não parece tão perverso e os outros não são cobradores tão inflexíveis. Mas o fato de errar, embora ensine também machuca... Sempre tão cuidadoso com as pessoas (com elas eu mesmo não me permito errar, embora erre), às vezes erro com as coisas, com as tarefas, com os procedimentos.

Pois é, caros amigos. Divido com vocês a dor do erro, e também a lição que ele ensina: a lição do cuidado. A gente aprende muito com os erros, mas a lição comum a todos é a do cuidado. Pense bem, conheça mais, pergunte mais, ouça mais, leia mais, questione mais, antecipe consequências, compare-se com pessoas que viveram situações parecidas. Faça tudo isso, e você minimiza a possibilidade do erro. Faça tudo isso, e se o erro mesmo assim vier, você pode conviver com ele mais facilmente.

Minha mudança de ares, de casa, de trabalho, de grupos me presenteou com novos amigos, com novos desafios e também com novos erros. A lição do cuidado continua a ser ensinada nas aulas significativas do curso da vida.

Convido você a pensar nisto. Pense e pense muito nos erros. Decida conviver com eles, mas experiemente fazer isso de uma outra forma. Pense nisto!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa amigo ficou otimo o blog .. parabens ...
Realmente vc escreveu coisas que nos faz pensar ... nao so escreve mas tb quando conversamos sempre diz coisas importantes ... Parabens !!! Foi frequentar sempre pode apostar !!!
Abraços

Unknown disse...

Amigo.. ficou simplesmente fantastico.. nossa qdo li parece que voce estava do meu lado.. dando um de seus conselhos.. pode crer q conseguiu uma fã do seu blog, sempre q tiver novas postagens estarei aqui. Amei o comentario!! Fala de coisas simples da vida na qual nao damos tanta importancia!!! Abraços.. Ah vou indicar para os meus amigos!!!