quinta-feira, 30 de abril de 2009

Relevante & Essencial


Nos livros bíblicos, as pessoas que resistiram à perseguição causada pela prática de sua fé, mantendo os princípios e fidelidade a Deus, são chamados de remanescentes. Eles são aqueles que, em número reduzido, simbolizam a crença firme, a decisão de jamais desanimar, a interiorização das virtudes e a fidelidade aos princípios da lei. O remanescente é um símbolo dos que vencem. Uma forma, talvez um pouco pejorativa, de chamar o remanescente é "aqueles que sobraram".


Pensando DE UMA OUTRA FORMA, essência também pode ser aquilo que permanece, aquilo que sobra. O senso comum nos diz que aquilo que sobra é justamente o que não chama atenção, não é considerado bom e que não é valorizado. Claro que em um grande número de casos, estas impressões estão corretas, ma quando falamos daquilo que é essecial na vida, podemos estar comentendo um grande equívoco.


Quero convidar você a pensar comigo sobre estas "sobras" de um jeito diferente. Já falamos sobre a essência ser aquilo de mais precioso, de ser a parte principal. Quero que você reflita sobre isso mais um pouco. Vamos tentar entender e formar uma visão diferenciada de como temos tratado, em nossa vida, a essência que existe em nós e o que é essencial para que vivamos da melhor maneira possível.


Existem coisas que são muito relevantes. Quando digo que são relevantes, digo que elas são tratadas como tendo um grande valor. Essas coisas são proeminentes, elas se impõe, se apresentam e praticamente não admitem serem desconsideradas. Elas são importantes, desejáveis, fazem diferença e todos reconhecem isso.


Não é à toa que devemos procurar ser relevantes em nossa comunidade, em nosso trabalho e principalmente em nossa família. Ser relevante é ser ouvido, ser notado, ser respeitado por aquilo que sabemos e fazemos. Isso pode fazer muita diferença quando falamos de cumprir nossos propósitos e obter satisfação.


Porém, ser relevante é apenas parte do processo de tornar-se uma pessoa boa. Quando falamos de essênica, estamos falando de extrair o bálsamo precioso da vida. Estamos falando de tirar tudo o que é secundário (ainda que valioso) e ver o que "sobra".


Numa visão totalmente diferente, estamos falando no que "sobra" como aquilo que de maneira nenhuma abriríamos mão. Existem coisas tão preciosas que não podem ser cortadas, esquecidas e deixadas no esquecimento. Quando falamos de extrair a essência, estamos falando de encontrar um fator de equilíbrio para aquilo que é relevante, para que nossa alegria aconteça.


Relevante é aquilo que você julga ser. Algo que tem valor para a sociedade. As pessoas elegem, consideram e alardeiam o valor do que é relevante. Pessoas relevantes são reconhecidas na TV, nas empresas, nas escolas. Relevância tem ligação com utilidade prática, com aplicação imediata, com resultados certos.


Essencial é aquilo que você sente ser. Algo que tem valor para você, e um valor que você quase não pode explicar, mas que praticamente todo mundo entende. É como, em um dia de faxina, você se recusar a jogar fora aquele caderninho velho, encapado com plástico vermelho, que já está deformado pela tempo e manchado de poeira, mas que traz a sua letrinha de criança e aquele recadinho carinhoso da professora, que foi um dos primeiros e maiores elogios que você recebeu...


O relevante se impõe na hora, enquanto o essencial aguarda silenciosamente sua decisão. O relevante é necessário e o essencial imprescindível. Os dois juntos são bases importantes para que sua vida seja completa, para que você seja uma pessoa boa.


Talvez muita gente esteja sentindo a alegria escapar por estar utilizando um em maior medida e negligenciando outro. E isso não é uma descoberta recente. Já há vários anos, em várias áreas de conhecimento, muitos estudiosos chamam nossa atencão pra isso. Mas quer seja pelo fato de estarmos muito envolvidos no senso comum, quer seja pelo apelo exagerado do mundo que nos cerca, quase todos nós vivemos uma dose maior de valorização e busca da relevância em detrimento daquilo que é essencial.


E parece ser tão forte este apelo, que muitas vezes agimos contrariamente ao que sentimos para não ouvir as pessoas comentando sobre nossa atitude, julgando que não valorizamos as oportunidades, que não seguimos as tendências. Esse apelo é tão devastador, que por mais que concordemos com o que estamos lendo neste momento, somos nós mesmos (inúmeras vezes) parte da voz que acusa e censura quem não entroniza o relevante mesmo quando o essencial se mostra com toda clareza...


Vamos tentar exemplificar isso com uma lista simples e um exercício de seleção de itens. Na lista que se segue, com dez itens, estamos desafiando você a cortar sete. Isso mesmo. Corte, despense, rejeite, elimine 70% das coisas listadas. Vamos lá.


1) Amor

2) Alegria

3) Pessoas

4) Status

5) Dinheiro para as necessidades

6) Amigos

7) Família

8) Trabalho

9) Emprego

10) Saúde


Se o seu teste foi parecido com o meu, você encontrou dificuldade. Você questionou se trabalho e emprego não são a mesma coisa. Você questionou a existência dos itens pessoas, família e amigos, tentando entender qual deles é mais necessário, mais importante... Você, mesmo que brevemente, deve ter pensando no que as pessoas diriam se você cortasse o iten família, mesmo que sua relação familiar seja horrível...


Aquilo que você não consegue cortar de nenhuma maneira é o indício do que é essencial em sua vida. Já aquilo que você entende como bom, como moral, como desejável mas que compete com aquilo que você não se imagina cortando, é relevante.


Assim surgem os pares TRABALHO x FAMÍLIA, PESSOAS x STATUS, ALEGRIA x EMPREGO... Já sabemos muito bem o que pensar sobre isso, já sabemos o peso destas coisas, e já sabemos como são valorizadas por todos, em praticamente toda sociedade do mundo. O que precisamos pensar DE UMA OUTRA FORMA é o meio de equilibrar estes dois fundamentos.


Nossa sugestão é aprender a extrar a essência. Assim como o óleo fino extraído das flores e vegetais, que se transforma naquela gota preciosa que perfuma, que encanta, extrair vida dos acontecimentos e de cada dia que vivemos, pode tornar o que é relevante ainda mais belo, e fazer com que nossa alegria seja inteira e renovada. Pense nisto.

Nenhum comentário: