segunda-feira, 27 de abril de 2009

Essencial


Todos enfrentamos o desafio de descobrir e viver o que é essencial. Todos nós precisamos descobrir o que realmente viemos fazer aqui nesta vida. Todos os credos religiosos falam de nossa missão, e todos os grandes filmes de aventura nos mostram que os hérois possuem um chamado grandioso e nobre. Mas todos concordam que é árdua a tarefa de descobrir esta porta que nos conduz à plenitude de vida e de verdadeira satisfação. É raro descobrir esta essência que nos conduz a alegria verdadeira e a abundância de vida.


Claro, podemos passar pela vida sem isso. Muitos conseguem. Eles chegam ao final de seus dias sem ter feito nada mais do que cumprir a rotina imposta por seus meses e anos de pressão e aculturação. E muitos até conseguem ser felizes por bons períodos de tempo. Colecionam frustrações e algumas vitórias, e fazem um delicado malabarismo ao equilibrar seus sonhos e anseios de um lado e o vazio de estar apenas cumprindo tarefas repetitivas de outro.


Mas por outro lado podemos tentar descobrir aquilo que é essencial e conseguir mais da vida. Pessoas que vivem momentos de felicidade são muito diferentes daquelas que experimentam alegria verdadeira. Estas últimas tem tantos problemas e dificuldades quanto as primeiras, mas elas possuem algo que aqueles que se acomodam à rotina deixam de obter: certeza.


A essência é um bem interior que nos fala daquilo que somos de verdade. Pessoas que descobrem o que é essencial vivenciam a certeza de saber quem são e para o que foram criadas. Elas conhecem suas características únicas, seus pontos fortes e começam a usá-los. Pessoas que descobrem sua essência são orientadas por propósitos motivadores e entendem que precisam fazer aquilo que mais sabem, que lhes dá prazer, que completa seus dias e que beneficia os outros. Viver em essência é ter certeza de quem somos, é ter certeza de nossa missão e ter certeza de que existe um alvo maior. Viver em essência é saber que temos contribuições únicas a fazer e que apenas seguindo uma rotina imposta ou adaptando a vida aos acidentes que acontecem nunca seremos plenos.


Há um outro grupo de pessoas que vive acidentalmente. Eles aceitam o que lhes é imposto sem muita reflexão. Vivem de acordo com os acidentes que lhes acontecem. Acidentes são aqueles eventos indesejáveis e inesperados que insistem em querer mudar nosso rumo. Mas viver o essencial é escolher corrigir o rumo após cada evento, cada dor, cada golpe. E só a certeza de quem somos pode nos ajudar a corrigir diariamente este caminho.


Qual sua essência? Ou em outras palavras, quais são suas qualidades intrínsecas, imutáveis, que você reconhece com seus sentimentos e sensações cada vez que elas se apresentam numa imagem, numa música, numa palavra? Você pode descobrir isso buscando entender o que lhe é mais precioso, o que você gosta e faz com naturalidade, o que lhe dá um prazer puro e de efeitos duradouros.


Essência é viver em certeza. Essência é identidade. Talvez devessemos ter sido ensinados desde o berço, e talvez devesse existir na escola uma matéria sobre como descobrir o que temos de mais valioso em nosso íntimo. Infelizmente nossos pais e professores, em sua grande maioria, padece do mesmo desconhecimento... E não se pode ensinar o que ainda não aprendemos. Mas podemos aprender.


Descobrir o essencial é um ato que se inicia com um olhar introspectivo, na serenidade que a frustração causa. Quando a dor de perder se insinua e o coração arde, quando a dor de não ter faz a cabeça latejar, quando a dor de não ser fere profundamente o espírito, quando descobrimos que somos impotentes, dependentes e solitários, quando o grito da insatisfação quer sair cortando a garganta totalmente sem som e sentido, quando agarramos tudo com as mãos sem poder segurar nada e sentimos que o pouco que temos está escoando entre os dedos, o que é essencial se materializa, e deixa o rosto molhado e marcado. Precisamos reconhecer na lágrima transparente que brota do íntimo, aquilo que realmente importa. Aquela pequena pérola líquida revela nossos sentimentos mais profundos e desejos mais ardentes: nossa essência.


Se você atentar bem, é um processo bem parecido com o que os perfumistas extraem a essência das flores. Quebrantamento e esmagamento extremo. Pressão e compressão ao máximo. Um triturar impiedoso, uma força potente e inexorável que não cede até que a gota preciosa seja extraída da flor. Essência é a parte principal.


Não é preciso muito pra fazer diferença. Essências são concetradas, e apenas uma gota basta para modificar as substâncias que estão em contato com elas. Não fique imaginando que você precisa fazer algo grandioso para encontrar seu caminho e mudar sua vida. Talvez não seja uma grande e maravilhosa ideia que irá lhe trazer fortuna, e nem a luta sem tréguas irá lhe trazer alegria, e talvez nem mesmo o trabalho árduo e a insistência incansável lhe tragam o sucesso e a fama. Talvez todos estes fatores se mostrem insuficientes para a plenitude de vida sem a gota maravilhosa de sua essência.


Basta só uma gota dela para influenciar todos os aspectos de seu caráter, do seu jeito de ser. Ao descobrir e aplicar esta preciosa substância do seu íntimo tudo muda. Você passa a enxergar seus valores mais preciosos e a ter uma nova visão de mundo. Você começa a exalar seu perfume e a viver sua identidade.


Isso acontece independentemente do contexto. Você não é mais vítima da vida e sim um agente dela. Não são mais os acidentes que traçam seu caminho, embora eles continuem acontecendo. Agora você exala seu perfume único da identidade e da certeza de sua missão e vive em alegria. é como uma flor linda e perfumada que brota no deserto. Lá não existe ninguém para apreciar suas cores e aspirar seu perfume, mas independente disso ela é colorida e perfumada, pois essa é sua essência, sua parte principal, aquilo que importa, o que faz diferença, sua missão e sua alegria.


Mas como podemos obter tudo isso? Será que existe um método secreto que somente algumas pessoas sabem? Será que apenas alguns agraciados de Deus podem viver assim, em essência?


Precisamos pensar a respeito com muita calma, com muita seriedade. Podemos viver razoavelmente bem da maneira como estamos. Podemos nos contentar com momentos de felicidade, ou podemos extrair de nosso íntimo aquilo que temos de melhor, nosso dom único e valioso, que perfuma tudo o que toca.


Podemos oferecer a nós mesmos uma chance sagrada de viver em plenitude. Basta uma gota! Quando nossos sentimentos e sensações se materializarem naquela gotinha brilhante e saltarem de nossos olhos, precisamos deixar que ela role devagar, sentir seu gosto salgado e tentar sentir este sabor DE UMA OUTRA FORMA para descobrir o que é essencial. Pense nisto!







Nenhum comentário: