quinta-feira, 10 de maio de 2007

Dúvida e procedimento ético

Sem consultar a crítica especializada, arrisco-me a dizer que um bom livro para despertar o gosto pela filosofia e para orientar primeiros passos no mundo das idéias dos filósofos de todas as épocas é o "Mundo de Sofia".

Gosto de ler e procurar entender as idéias destes homens que amam conhecer. Um dos autores de quem gosto é Kant. O ponto que mais chama minha atenção em Kant é sua busca por entender a moral. A proposta kantiana é a descoberta e a fundamentação do princípio supremo da moralidade. Agir moralmente era um problema que intrigava o filósofo. Ele formulou um famoso princípio, conhecido como imperativo categórico, que diz mais ou menos assim:

"...não devo agir de outra maneira, senão de tal sorte que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal." Gosto de pensar que sempre que você decide saber se está agindo moralmente ou não, basta usar o princípio do imperativo kantiano, talvez em 'linguagem de hoje' e se perguntar se você poderia desejar sinceramente que todas as pessoas do mundo copiassem sua ação. Se a resposta for um SIM bem sincero e confiante, você está no caminho certo, está no caminho da ação moral.

Claro, isso é controverso. O estudo da ética é complexo, mas muito convidativo e revelador. Pensar e agir eticamente nos colocam em situações muito curiosas as vezes. Conheço histórias sobre comportamento ético, que focam um ponto, e se esquecem de dezenas de outros em uma mesma situação.

Aproveito para neste ponto, insistir com minha temática sobre dúvidas. O agir eticamente, a meu ver, deve estar pautado em muita certeza. Sempre que existe dúvida quanto ao melhor modo de agir, podemos estar nos arriscando a nos comportar de forma a ofender a moral...

Vou procurar desenvolver mais este raciocínio. A idéia me ocorreu agora, e resolvi registrá-la. Mas aparentemente, esta suposta ligação tem um papel muito importante no que diz respeito ao nosso dia a dia, aos nossos relacionamentos e ao nosso desenvolvimento. Pense nisto.

Nenhum comentário: