sábado, 8 de novembro de 2008

Desafios


Sou uma pessoa comum, mas uma pessoa comum muito abençoada. Tenho amigos que me oferecem tesouros magníficos, maravilhosos, mágicos com uma naturalidade tão grande que chega a ser difícil acreditar.

Estive em Belo Horizonte (minha cidade natal) entre os dias 1 e 4 de novembro e tive a felicidade de ver vários amigos queridos. Foi muito bom poder falar, ouvir, brincar e principalmente abraçar de forma carinhosa estas pessoas que fazem minha vida ser bem mais completa e feliz.

Uma dessas pessoas (uma amiga muito meiga) me disse que sempre abre este espaço, sempre medita em minhas “filosofanças” e que sempre aprecia pensar as coisas DE UMA OUTRA FORMA. Eu não sabia que ela visitava este blog e foi maravilhoso saber. “Eu sempre leio, mas nunca comento”, foi o que ela me confidenciou. Adorei saber que meus pensamentos ajudam a esta amiga tão querida.

Mas fiquei em dívida. Uma visitante assídua como esta amiga se revelou, me cobrou postagens. Realmente, eu confesso, tenho sido demorado em expor pensamentos e reflexões, e uma vez que eu deva (e devo), não posso deixar de pagar.

Então, para esta minha amiga (homenagem especial, viu?) queria sugerir que ela, e que você que bondosamente me acompanha, pensem por um momento nos desafios da vida. Talvez um bom exemplo seja o desafio de deixar a família, de tentar construir um sonho longe de casa, de começar de novo onde tudo é novidade, inclusive as pessoas. Pense bem: um lugar onde ninguém te conhece.

Dá medo. Mas é sua chance de ser diferente! Se você sempre foi tímido, pode agora assumir o papel de alguém que adora os holofotes. Se foi sempre aquela pessoa que ficava na platéia, pode agora subir ao palco. Se usava cores sóbrias, agora pode usar roupas alegres. Ninguém te conhece, e esta seria sua chance de experimentar novos sabores sem aqueles olhares que parecem dizer “Ei!? O que aconteceu com você?”.

Desafios quase sempre revelam talentos que nem sabíamos possuir. Um novo emprego, uma chance de falar a um grande público, ou mesmo uma volta radical numa enorme montanha russa... Os desafios nos possibilitam crescer em muitos aspectos.

Alguns desafios são impostos pela vida. Simplesmente aparecem e esperam que façamos algo. Estes nos ajudam a testar nosso potencial e a aprender. Mas existe uma classe de desafios muito melhor do que estes: OS DESAFIOS ESCOLHIDOS. Você escolhe fazer algo novo, desafiante, que de alguma maneira possa ampliar seus horizontes e te trazer felicidade.

Uma coisa maravilhosa que desafios escolhidos fazem por nós é mudar um pouco a pessoa que somos. E isso muda tudo! Afinal, segundo Anäis Nin, nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos. Você entende o que é isso? Vencer um desafio muda você, e quando você muda de alguém que achava que não podia para alguém que tem certeza que pode, tudo a sua volta (em função da sua nova visão de si mesmo) muda também! Não é a toa que a Bíblia enfatiza que o ideal de Deus para nós e transformação radical, de pensamento e de atitude, tendo Cristo como modelo.

Desafios fazem com que nos sintamos ricos (milionários!!!!). Não é mais uma questão de possuir coisas, mas de sentir que não precisamos mais delas. Segundo as palavras de Kant não somos ricos pelo que temos, mas sim pelo que não precisamos ter. Desafios nos mostram que não precisamos temer, que não precisamos mentir, que não precisamos fugir, que não precisamos nos esconder, porque mesmo quando não os vencemos os desafios nos fazem mais fortes.

Há uma linda canção de Mariah Carey que fala disso. O título é bastante sugestivo: Hero. Ou, em nossa língua, HERÓI. Ela afirma aquilo que muitos e muitos outros já disseram e que muitos de nós já descobrimos: nos momentos mais difíceis, se olharmos DE UMA OUTRA FORMA, descobriremos que somos (e seremos muitas vezes) HERÓIS! A canção (traduzida) é mais ou menos assim:


"Existe um herói se você olhar dentro de seu coração. Não precisa ter medo do que você é. Existe uma resposta se você procurar dentro de sua alma. E a tristeza que você conhece irá desaparecer, e então um Herói surgirá com a força para prosseguir. E você deixará seus medos de lado e saberá que pode sobreviver. E quando sentir que sua esperança se foi, olhe dentro de si e seja forte. E finalmente verá a verdade que existe um Herói em você. É um longo caminho quando você encara o mundo sozinho. Ninguém estende uma mão para você segurar. Você pode encontrar o amor se procurá-lo dentro de si mesmo. E o vazio que sentia irá desaparecer. Só Deus sabe como é difícil ir atrás dos sonhos, mas não deixe ninguém destruí-los. Se mantenha firme e haverá um amanhã. No tempo certo você achará o caminho..."
Se puder, escute esta canção, pense nos desafios que você pode escolher e que farão de você um herói ou heroína... Sempre DE UMA OUTRA FORMA, é claro. Pense nisto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois que li e reli cada uma de suas palavras, tive "coragem" de em fim postar um comentário. A cada dia me descubro mais cativada e encantada por sua sensibilidade e generosidade. Em um mundo tão corrido em que hoje vivemos é para mim um verdadeiro presente te ter como amigo. Algo em mim mudou depois de nossa conversa, desde então entendi que... "Dá medo. Mas é sua (minha) chance de ser diferente!". E por mais que o medo queira tomar conta, à esperança que (hoje, mais do que nunca) tenho em saber que posso ousar e recomeçar tudo do zero, não mudou somente a minha forma de pensar, mas também colocou um brilho a mais em meus olhos e um sorriso em meu rosto. As pessoas têm me perguntado o porque de eu estar tão feliz. E tenho respondido com alegria: Eu estou mudando, e aprendendo e ver tudo de uma outra forma. Obriga Clauidinho por me ajudar a ver a vida DE UMA OUTRA FORMA! Sinceramente amo você!