quarta-feira, 19 de maio de 2010

Certamente...

Gosto muito de ler. Fico realmente penalizado quando ouço alguém dizer que não lê, que não gosta do exercício da leitura e que não sente prazer nas páginas polpudas de um bom romance ou de um texto informativo.
Entre as coisas mais encantadoras que um bom livro pode proporcionar, está a repreensão. A gente pode se magoar com um amigo que "joga duro" quando erramos, e podemos até fazer aquele ar de deboche quando o patrão ou professor chama nossa atenção por erros cometidos ou por simples descompromisso. Podemos utilizar qualquer outro recurso de negação pra aplacar a culpa e para não dar o braço a torcer diante do tropeço e do engano cometido que nos é mostrado por outros, mas quando lemos uma repreensão que nos serve, que diz respeito aos nossos erros, acabamos por receber a censura de forma muito mais amena e refletir profundamente sobre a mudança... Isso porque um bom livro consegue o maravilhoso paradoxo de ser um amigo íntimo e ao mesmo tempo ser impessoal.
Bons livros nos ajudam a desernvolver um elemento fantástico de crescimento: a certeza. Gente inspirada e capacitada, gente que pesquisa, que testa, que comprova, que vivencia e que depois relata, que depois escreve e transforma em palavras claras o próprio crescimento são fontes de certeza para a vida.
E como precisamos de boas doses de certeza! Somos carentes de segurança em nossos passos, e precisamos estar mais convictos de nossas ações e decisões. Precisamos de princípios que nos orientem e que nos deêm certeza.
Pense comigo DE UMA OUTRA FORMA sobre suas convicções. Elas estão apoiadas na sabedoria e na segurança de pessoas sábias, admiráveis, impactantes e dignas de nota? Aquilo que você crê e que guia seus passos está firmemente apoiado em fatos, vivência e experiência de vida? Ou você simplesmente tem a impressão, o pressentimento ou "acha" que você está certo?
Nossa vida precisa de certeza. E, CERTAMENTE, precisa de uma direção apontada pela bússola segura e confiável dos princípios atemporais e universais que encontramos na história de vida, nos serviços prestados pelos grandes nomes da humanidade, e na imaginação inspiradora de fantásticos autores que criam personagens que vivem a ventura e a desventura que pode nos ensinar e fazer desabrochar.
Onde está tudo isso? Livros... Livros bons e antigos. Livros novos e encantadores. Livros bem escritos. Livros verdadeiros. Livros de conto, de prosa, de verso. Biografias, enciclopédias, estudos, romances...
Faça da leitura um instrumento de crescimento. Você vai se surpreender. Pense nisto.

Um comentário:

willian lira felicio disse...

Que bom que voltou... ja não era sem tempo... essa semana foi a bienal do livro por aqui... confesso não tive vontade de ir... meus livros continuam em caixas... a siciliano não existe mais agora e saraiva... de péssimo atendimento... livros colocados sem uma ordem... fiquei lá por 2hs e não achei algo que pudesse dizer esse quero muito ler... estou lendo alguns já lidos antes...