Uma pequeno período de tempo. São 300 segundos. Observei o ponteiro de meu relógio de pulso dar cinco voltas completas, e por incrível que pareça o mundo não mudou em nada. Pelo menos aparentemente. Mas consegui ter uma gama de idéias sobre mudar enquanto acompanhava o pequeno ponteiro em seu trabalho impecável.
Para que meu mundo mude, é preciso começar, talvez, com uma dose diária de cinco minutos. Uma dose de 300 pequenos tics e tacs para que comecemos a mudar nossa mentalidade. Em outras palavras, nossa maneira individual de pensar e julgar.
É engraçado como eu já falei tanto de mudança e nunca tinha pensado em começar por aqui: com meus julgamentos. Se eu não mudar minha forma de julgar, se eu não mudar as lentes que uso pra enxergar o mundo, a mudança não vai dar certo.
Não falo de julgar o que é bom ou mau, certo ou errado, lícito ou ilícito. Os princípios eternos, universais e desejáveis, sempre justos e imutáveis já nos orientam quanto a estes pontos. Falo de julgar momentos, formas, jeitos de fazer, pessoas, escolhas...
Quando paramos cinco minutos e pensamos sobre o modo como pensamos, quando entendemos que nossa mentalidade representa as idéias que temos, nossas impressões, nossas suposições, nossos pensamentos inculcados e muitas vezes não repensados, entendemos que nossos julgamentos podem estar completamente equivocados.
Cinco minutos nos fazem bem. Cinco minutos nos fazem ir além do óbvio. Cinco minutos nos mostram que mudar de verdade passa por olhar de uma outra forma. Afinal, esta é a proposta desde o início, não é?
O julgamento após cinco minutos me mostrou que não preciso mudar o mundo. Preciso mudar a forma como tenho tratado e encarado as coisas. Mudar minha mentalidade com relação ao que me incomoda. Muitas coisas serão vistas de um modo novo. Acredito que algumas realmente serão mudadas, e outras se mostrarão tão boas como sempre foram, menos para meu julgamento superficial.
Experimente o poder dos cinco minutos. Ele pode ajudar a mudar o que primeiramente precisa ser mudado: sua forma de entender o mundo, sua mentalidade. Pense nisto.